Por Carla Reis
O queijo Gouda é o mais famoso queijo Holandês , apreciado , imitado e copiado mundo afora.
É produzido em todas as regiões da Holanda há 8 séculos , mas sua origem se deu na cidade de Gouda , próxima a Amsterdan e Roterdan , a partir da idade média .
Sempre gostei do Gouda , apesar de não ser muito comum encontrar um verdadeiro “Gouda” no Brasil. As versões foram adaptadas à tecnologia do queijo prato. Acho que o gouda se adapta bem ao paladar brasileiro : queijo suave , mas com sabor particular e marcante. O gouda pode ser definido como um “queijo com personalidade” , plagiando alguns amigos que sempre me falam esta frase.
Agora que tive a oportunidade de visitar a Holanda, fiquei ainda mais encantada pela tradição queijeira do país e procurei descobrir tudo sobre o savoir-faire holandês em fabricar e comercializar este queijo, afinal eu estava na terra das “vacas holandesas”.
Comprei o Gouda da foto, em um loja especializada em queijos de produção artesanal, onde pude degustar vários tipos diferentes de queijos ( e stroopwafel**- conto depois sobre esta iguaria deliciosa da Holanda…. ) .
Nesta loja tem uma “cave de maturação” de queijos, onde os queijos ficam expostos em tábuas em uma sala com temperatura controlada, para que atinjam o ponto ideal de consumo. Os queijos ainda são maturados desembalados (como manda a tradição). A crosta do queijo (casca) é fina e lisa , e os poetas a comparam com a superfície da lua !!!
Pude perceber ao entrar na cave, o aroma acidulado do queijo envelhecendo. É de dar água na boca!!!
Geralmente, nas lojas especializadas em comercializar o Gouda Holandês como esta , encontramos os queijos em 3 fases : levemente maturados , maturado ao ponto , ou maturados.
- Mild Gouda – levemente maturado: o queijo tem mais ou menos 2-3 meses de fabricado . É levemente cremoso, textura ainda rígida e levemente elástica. Seu sabor ainda é suave, levemente frutado, com notas aciduladas e derrete bem quando aquecido. Ideal para uma degustação leve.
- Medium Gouda – maturado ao ponto: o queijo está com 4 a 6 meses de fabricado e já apresenta um sabor mais intenso que o mild gouda. Percebe-se melhor as notas frutadas e o aroma é mais intenso. A textura já está menos elástica e mais pastosa.
- Aged Gouda – extra maturado : este queijo tem em média 1 ano de maturação . O sabor é bem forte, picante. A textura é mais quebradiça no corte e derrete na boca. É fantástico, mas é um queijo forte e bem diferenciado dos demais que são consumidos até 6 meses de maturação.
Tenho um “quê” por queijos fortes, então fiquei fascinada quando degustei o Aged Gouda . É um queijo que merece um ritual para ser apreciado!
Não me fiz de rogada, comprei 2 peças e coloquei na minha mala. Optei por um aged gouda sem corante de urucum ,por isto o queijo da foto está mais branco que um Gouda normal.
Dica da queijeira:
Queijos perfumados : são carinhosamente denominados assim, o queijos gouda adicionados de ervas e especiarias como pimenta , cuminho , páprica. É muito comum encontrar nos mercados holandeses, queijos com estes aromatizantes naturais que quando misturados à massa do queijo evoluem na maturação numa mistura de sabores diferentes e equilibrados.
São ideais para diversificar sua tábua de queijos ou para serem servidos como petiscos acompanhandos de vinhos encorpados ou da cerveja holandesa. Vale a pena provar!!
Pingback: Queijos com leite de cabra : é fácil gostar ! | oquedoqueijo
Tive a oportunidade de conhecer na Holanda a tradição nos queijos Gouda em lojas como esta que são verdadeiras “boutiques” de queijos e também algumas fábricas artesanais, além da cidade de Gouda onde se deu a origem. Fantástico este queijo Gouda “verdadeiro” e seu peculiar sabor. Parabéns pela matéria que muito bem relatou as origens desta iguaria Holandesa.
Obrigada Franciscarlo.
Que bom que gostou. Espero que curta outras matérias também.
Abraços , Carla
Gostei do texto, parabéns!!!
Obrigada 😘