O Gouda Holandês

Por Carla Reis

O queijo Gouda é o mais famoso queijo Holandês , apreciado , imitado e copiado mundo afora.

É produzido em todas as regiões da Holanda há 8 séculos , mas sua origem se deu na cidade de Gouda , próxima a Amsterdan e Roterdan , a partir da idade média .

Sempre gostei do Gouda , apesar de não ser muito comum encontrar um verdadeiro “Gouda” no Brasil. As versões foram adaptadas à tecnologia do queijo prato. Acho que o gouda se adapta bem ao paladar brasileiro : queijo suave , mas com sabor particular e marcante. O gouda pode ser definido como um  “queijo com personalidade” , plagiando alguns amigos que sempre me falam esta frase.

Agora que tive a oportunidade de visitar a Holanda, fiquei ainda mais encantada pela tradição queijeira do país e procurei descobrir tudo sobre o savoir-faire holandês em fabricar e comercializar este queijo, afinal eu estava na terra das “vacas holandesas”.

Comprei o Gouda da foto, em um loja especializada em queijos de produção artesanal, onde pude degustar vários tipos diferentes de queijos ( e stroopwafel**- conto depois sobre esta iguaria deliciosa da Holanda…. ) .

Nesta loja tem uma “cave de maturação” de queijos, onde os queijos ficam expostos em tábuas em uma sala com temperatura controlada, para que atinjam o ponto ideal de consumo. Os queijos ainda são maturados desembalados (como manda a tradição). A crosta do queijo (casca) é fina e lisa , e os poetas a comparam com a superfície da lua !!!

Pude perceber ao entrar na cave, o aroma acidulado do queijo envelhecendo. É de dar água na boca!!!

Geralmente, nas lojas especializadas em comercializar o Gouda Holandês como esta , encontramos os queijos em 3 fases : levemente maturados , maturado ao ponto , ou maturados.

  • Mild Gouda – levemente maturado: o queijo tem mais ou menos 2-3 meses de fabricado . É levemente cremoso, textura ainda rígida e levemente elástica. Seu sabor ainda é suave, levemente frutado, com notas aciduladas e derrete bem quando aquecido. Ideal para uma degustação leve.
  • Medium Gouda – maturado ao ponto: o queijo está com 4 a 6 meses de fabricado e já apresenta um sabor mais intenso que o mild gouda. Percebe-se melhor as notas frutadas e o aroma é mais intenso. A textura já está menos elástica e mais pastosa.
  • Aged Gouda – extra maturado : este queijo tem em média 1 ano de maturação . O sabor é bem forte, picante. A textura é mais quebradiça no corte e derrete na boca. É fantástico, mas é um queijo forte e bem diferenciado dos demais que são consumidos até 6 meses de maturação.

Tenho um “quê” por queijos fortes, então fiquei fascinada quando degustei o Aged Gouda . É um queijo que merece um ritual para ser apreciado!

Não me fiz de rogada, comprei 2 peças e coloquei na minha mala. Optei por um aged gouda sem corante de urucum ,por isto o queijo da foto está mais branco que um Gouda normal.

Dica da queijeira:

Queijos perfumados : são carinhosamente denominados assim, o queijos gouda adicionados de ervas e especiarias como pimenta , cuminho , páprica.   É muito comum encontrar nos mercados holandeses, queijos com estes aromatizantes naturais que quando misturados à massa do queijo evoluem na maturação numa mistura de sabores diferentes e equilibrados.

São ideais para diversificar sua tábua de queijos ou para serem servidos como petiscos acompanhandos de vinhos encorpados ou da cerveja holandesa.  Vale a pena provar!!

Anúncios

3 respostas em “O Gouda Holandês

  1. Pingback: Queijos com leite de cabra : é fácil gostar ! | oquedoqueijo

  2. Tive a oportunidade de conhecer na Holanda a tradição nos queijos Gouda em lojas como esta que são verdadeiras “boutiques” de queijos e também algumas fábricas artesanais, além da cidade de Gouda onde se deu a origem. Fantástico este queijo Gouda “verdadeiro” e seu peculiar sabor. Parabéns pela matéria que muito bem relatou as origens desta iguaria Holandesa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s