O que são queijos AOC, DOC ou DO?

IMG_0295Por Renata Curzi

As certificações, AOC (Apellation d’origine controlée– França), DOC (Denominozione di origine controllata– Itália), ou DO (Denominación de origen-Espanha), impressas nos rótulos de alguns queijos, atestam que eles foram produzidos de acordo com métodos tradicionais de fabricação, dizemos que têm a denominação de origem controlada. Os países produtores criam uma regulamentação das características destes produtos para defendê-los das cópias e da perda de identidade.

O Roquefort, por exemplo, só pode ser chamado por esse nome quando produzido na região de Roquefort, maturado nas cavernas locais, com leite de ovelhas, seguindo determinadas normas de fabricação, tamanho e forma.

Esses critérios valorizam e diferenciam os produtos e ainda reforçam o conceito do terrroir, já que enfatizam a ideia de queo queijo produzido em outra região não terá as mesmas características do queo produzido na origem. Outros fabricantes poderão até tentar produzir  similares, mas não passarão disso. Serão os “queijos tipo” Emental, Gorgonzola, Grana Padano, etc.

No Brasil

No Brasil ainda não temos nenhum queijo com esta certificação. Os pequenos produtores nacionais têm lutado para regulamentar seus produtos a algum tempo, mas têm encontrado forte resistência, principalmente na legislação sanitária.

O que já temos, segundo João Castanho Dias, em seu livro “Uma longa e deliciosa viagem” é o reconhecimento de que há pelo menos 5 queijos com terroir brasileiro: Canastra, da Serra do Salitre e Serro, de Minas Gerais; Serrano, do Rio Grande do Sul; e Coalho, da região Nordeste.

Aqui em BH, seguindo a tendência de valorização dos ingredientes locais, a moda entre os chefs dos melhores restaurantes é a inclusão de queijos artesanais Canastra e do Serro em suas receitas. Em outras cidades cidades podemos notar o mesmo movimento.

Pequenos passos para a inclusão do Brasil na lista de países que acreditam na sua cultura alimentar e valorizam os produtos regionais.

Anúncios

8 respostas em “O que são queijos AOC, DOC ou DO?

  1. Pingback: Como apreciar o queijo Brie | oquedoqueijo

  2. Pingback: Manchego, o melhor queijo do mundo em 2012 | oquedoqueijo

  3. A matéria é muito interessante e instigante ao consumo, pois a descrição do sabor desperta a imaginação e a vontade de comer …ótima informação!!!!

  4. Pingback: Gruyère Suiço : o verdadeiro sabor dos Alpes! | oquedoqueijo

  5. Pingback: Parmigiano Reggiano: amor à primeira mordida | oquedoqueijo

  6. Pingback: Equação do Queijo | oquedoqueijo

  7. Pingback: Parmesão d´Alagoa – o queijo da Serra da Mantiqueira | oquedoqueijo

  8. Pingback: Conheça melhor os queijos: Brie | RS Casa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s