O ¨Reino¨ é do queijo

Por Carla Reis

Acredita-se que o “Queijo do Reino”tenha sua origem do Edam holandês.

Reino1De formato esférico, o queijo Edam era importado para o Brasil na época da colonização para consumo da corte portuguesa , juntamente com os azeites , vinhos e outras iguarias. Para proteger o queijo que vinha nas Caravelas Portuguesas, os mesmos eram colocados em latas ( daí a tradição que perdura até hoje , de comercializar o queijo reino em latas ).

Os queijos passavam meses nos navios até IMG_0139desembarcar no Brasil , e neste período aliado as condições adversas de temperatura , a maturação do queijo acelerava e ele chegava a seu destino com uma textura e sabor bem diferentes do original edam holandês : mais picante , com sabor mais forte , seco e granuloso para o deleite dos privilegiados que consumiam os produtos vindos da Europa, ou do “ Reino” como se referiam aos produtos importados.

O produto se popularizou no Brasil, principalmente nas regiões colonizadas pelos holandeses , como no Recife , onde é um ícone da gastronomia ainda hoje. É muito consumido nas comemorações juninas , no famoso “São João” e neste período de festas é muito usado para presentear os amigos : existem algumas empresas que fazem inclusive embalagens temáticas e comemorativas para o queijo vendido nesta época.
A tecnologia de fabricação do produto vem sendo muito adaptada ao longo dos anos e hoje é difícil encontrar um produto com a verdadeira característica do queijo reino: bem maturado , picante e aromático .
No Brasil , encontra-se o queijo reino em bons supermercados , empórios e mercados especializados.reino3

Normalmente, o queijo reino fica exposto em temperatura ambiente ( apesar da recomendação dos fabricantes em mantê-lo refrigerado ) , o que pode causar um desprendimento de gordura na crosta do queijo. Uma quantidade pequena de gordura amarelada e densa (até uma colher de sopa) na lata é normal e não prejudica o sabor e as características de textura do queijo.
Já se houver desprendimento de gordura e água , fique atento antes de consumir . Também não consuma , se notar a presença de mofo verde na lata ou na casca vermelha do queijo.
O queijo reino normalmente tem 6 meses de validade , e no produto após 3-4 meses de fabricado já é possível perceber seus sabores típicos. Geralmente em alguns empórios, é possível degustar o produto antes de comprar. Experimente e escolha o que melhor agradar seu paladar.
Dicas da Queijeira:
De cor amarelo-ouro e casca vermelha, o queijo fica perfeito se servido puro ou SAM_1419acompanhado de frutas: além de saboroso , é perfeito para decorar sua mesa .Esta flor fica linda e é fácil de fazer!

É muito usado também em pratos como risoto ou gratinados. Experimente!!
Eu aprecio o queijo reino puro, para sentir sua infinidade de aromas!

Aproveite a ceia de Natal para dividir esta maravilha com seus convidados e familiares!

Anúncios

2 respostas em “O ¨Reino¨ é do queijo

  1. Pingback: Queijos, como conservar ? | oquedoqueijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s