Burrata, a mussarela fresca e cremosa: inspiração italiana.

Por Carla Reis

Esta semana estive em SP e achei por acaso em um empório,  um queijo delicioso , que adoro , então resolvi falar dele com vocês pois ainda é  pouco conhecido no Brasil: trata-se da Burrata!

DSCN1160

A especial “burrata”  é  uma mussarela recheada com massa fresca e creme de leite  , o que faz dela um derivado nobre entre os queijos de massa filada ( na família das mussarelas). Seu nome foi originado da palavra  “burro” , que significa manteiga em italiano, devido a consistência cremosa do interior do queijo.

Originalmente, a burrata era uma especialidade produzida na Apulia – Itália, com leite de búfala. No entanto, sua tecnologia foi adaptada e hoje é possível encontrar versões com leite de vaca em todas as partes do mundo.

O diferencial deste tipo de queijo é moldar a massa acidificada em água quente ( processo conhecido como filagem ) formando pequenas bolas e antes de fechá-las colocar como recheio o creme de leite fermentado misturado com um pouco massa fresca da mussarela antes filar.

O sabor é suave, extremamente fresco, acidulado  e quando aquecida a massa derrete e forma fios. O queijo solta soro  pois é muito fresco : isto é normal!                 Veja na foto o creme dentro do produto : é azedinho, lembrando ao sabor do iogurte natural.

DSCN1165

É um processo extremamente artesanal, o que faz deste queijo tão especial e ainda uma raridade. Geralmente encontram-se burratas  em lojas especializadas ( às vezes é necessário encomendar …. ) e em alguns supermercados. Por isto , ainda é caro no Brasil ( paguei R$ 12 reais em 150g ).

Alguns fabricantes comercializam a burrata em soluções de salmoura para melhorar a conservação.  Já as versões mais frescas são comercializadas em potes fechados para evitar que o produto se deforme. É um queijo de consumo rápido e deve ser mantido sempre refrigerado para conservar seu frescor.

Este queijo, é muito leve e combina bem com saladas e sanduíches e é sinônimo de prato sofisticado e rápido de preparar . Ah, detalhe, tem média 75 Kcal em cada 30g, ou seja, não compromete a dieta ,valoriza o prato e é saboroso.

É sempre um sucesso , quando servido como petiscos e nas entradas e com presunto de Parma, outra delícia italiana. O que comprei foi servido com salada de rúcula e damasco. Todos em casa amaram a combinação!

Dica da Queijeira:

  • Mantenha o produto refrigerado e na sua embalagem original até o momento do DSCN1164consumo.
  • Como é um produto fresco, consumido geralmente cru, certifique-se da origem do produto e compre em estabelecimentos confiáveis.
  • Fique atento ao sabor do produto: se estiver amargo não consuma , provavelmente o produto não ficou bem  refrigerado.
Anúncios

27 respostas em “Burrata, a mussarela fresca e cremosa: inspiração italiana.

  1. Pingback: Queijos, como conservar ? | oquedoqueijo

  2. Olá, Carla. Tudo bem?

    Estou procurando burrata para comprar em São Paulo, mas ainda não encontrei. Você poderia me dizer onde você encontra por aqui?

    Desde já agradeço!

    Forte abraço e sucesso para o site.

    • Olá,Kaléo.
      A Burrata do post comprei no Pão de Açúcar do Shopping Iguatemi, mas geralmente você encontra em todas as lojas do Pão de Açúcer na seção de queijos frescos. Também já encontrei na Casa Santa Luzia.
      Espero que você encontre e que goste do sabor!
      Abraços

    • Olá Priscila
      A burrata é um queijo um tanto complexo e são necessários alguns cuidados com a fermentação para conseguir um produto característico.
      Você trabalha com queijos ( indústria) ou faz queijos artesanalmente, em casa?
      Esta informação é importante para que eu possa lhe enviar a receita adaptada à sua realidade.
      Aguardo seu retorno.
      Carla

      • Sim a 23 anos começamos a criar búfalos. E sempre foi fabricado pela minha mãe em casa. Agora devido a fiscalização vamos montar uma mini queijaria. E não podemos continuar só c o frescal devido as despesas q teremos em função da legalização. Preciso agregar valor. Me informe o q será necessário para eu adquirir junto c os outros equipamentos necessários.

        Abraço, Priscila

      • Oi Priscila, que interessante sua história.

        A burrata tem um tecnologia similar a da fabricação de mussarela. Faz-se a massa da mussarela de búfula e recheia a massa com creme de leite fermentado que deixa o produto acidulado e cremoso.
        Para te ajudar estou enviando um link que descreve detalhadamente o processo de fabricação da mussarela e onde encontrar os ingredientes necessários: http://www.queijosnobrasil.com.br/fabricar-mussarela-queijo.html

        No entanto , sugiro que você procure o Instituto de Laticínios Cândido Tostes que oferece cursos de formação rápidos para queijeiros iniciantes. No curso você aprenderá como fabricar os queijos de forma adequada e agregar valor ao seu negócio. Veja no site http://www.candidotostes.com.br.
        Com certeza vale o investimento e vai te ajudar a “entrar” neste mundo dos queijos com mais segurança.

        Espero tê-la ajudado.

        Qualquer dúvida , entre em contato .
        Carla

  3. Bom dia Carla,
    Por favor me envie a receita da burrata, a minha mãe já faz o nozinho com a massa filada.
    Só precisamos saber o recheio e o procedimento correto.
    O curso em Juíz de fora fica impossível de fazer.

    Agradeço desde já sua atenção um abraço e fica com Deus.

    • Oi Priscila , estou te devendo a receita. Como não tenho prática em fabricação de burrata já pedi um especialista para validar a receita e brevemente te mando. Aguarde que brevemente te mando , obrigada

      • Boa tarde Carla!Tudo bem? Sou fanática por queijos e achei extremamente interessante sua matéria sobre burrata. Também já produzo o nózinho artesanalmente e gostaria de tentar produzi-la. Será que também conseguiria me enviar a receita? Muito obrigada! Grande abraço
        Viviana

      • Oi Viviana ,
        Já faz algum tempo que venho testando uma receita simplificada de burrata ( mais artesanal ) para compartilhar no blog. Ainda tenho ajustes para fechar a receita. Este queijo é especial, então tem alguns truques para ficar com a textura bacana.
        Assim que fechar a receita , compartilharei com vocês.
        Abraços

      • Olá Carla! Muito obrigada pelo retorno, espero que consiga finalizar logo para podermos produzir o quanto antes essa delícia! Grande abraço Viviana

  4. Olá, tenho um Bistrô no interior de Minas Gerais e vendo uma média de 70 burratas por mês, mas tenho que ir de 15 em 15 dias em Belo Horizonte para comprar, alguém sabe me indicar alguma empresa que fornece para região de Governador Valadares?

  5. Olá Carla,

    Achei muito interessante o que você escreveu sobre a burrata. Eu sou aluna do curso de engenharia de alimentos aqui de Curitiba e estou realizando pesquisas relacionadas com este queijo. A burrata ainda é uma novidade aqui no país e poucas pessoas ouviram falar dela. Acho muito importante a divulgação desse produto, visto que, o leite de búfala é muito nutritivo e os produtos obtidos apresentam maior rendimento com relação ao leite de vaca e, além disso é uma alternativa lucrativa para os criadores de búfala, como a Priscila que citou seu interesse nesse produto. Há poucos lactíneos no país que fabricam este queijo, e é difícil de encontrá-lo nos mercados aqui de Curitiba. Fico feliz pela divulgação que você fez, ficou bem completa. Parabéns.

  6. Pingback: Do banquete do Emmy para a sua casa » TeleSéries

  7. Pingback: Burrata caseira: a primeira tentativa | oquedoqueijo

  8. Boa tarde Carla,tudo bem?GOSTEI muito da materia sobre a burrata.Trabalho com queijos de bufala ha 7 anos no sul de minas,mas gostaria de aprender a fabricar a burrata,pois estao me pedindo muito por aqui.Voce pode me passar a receita ,ficarei grata.OBrigada.

    • Olá , que bom que gostou.
      Fizemos um post sobre como fazer Burrata Caseira e publicamos a receita testada . Ainda não ficamos satisfeitas rs : queremos simplificar ainda mais a técnica para facilitar fazer a burrata de forma mais rápida e fácil.
      Mas pode ser um começo para te ajudar. Dá uma olhada no post e depois me conte.
      Abraços Carla

    • Oi Rose, fizemos um post semana passada sobre a receita de burrata. Estamos aperfeiçoando a receita é assim que estiver ok te passo. Ainda não ficamos satisfeitas com o resultado, mas assim que acertarmos o pinto vamos publicar. Aguarde que vem receita boa por ai. Bjs Carla

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s