Não podia deixar de compartilhar estas imagens com vocês. Elas são lindas, criativas e inspiradoras. Foram feitas para celebrar os 150 anos da marca de queijo roquefort Société. Selecionei algumas e colei aqui, mas você pode ver todas as outras no site especialmente criado para a ocasião. O mote da campanha publicitária é “Société:150 ans de plaisir”. Vale a pena dar uma olhadinha aqui.
Todo esse investimento em marketing reflete o cuidado que existe em relação ao nome e à lenda “Roquefort”. Esse queijo foi o primeiro a receber o selo de indicação de origem em 1926 (AOC), mas ainda em 1411 o Rei Carlos VI concedeu o monopólio de manufaturá-lo aos moradores da região . Mas um produto não vive só de fama, os fabricantes também investem muito em qualidade e padronização.
Alguns críticos dizem que tudo isso não passa de protecionismo. Eu digo que a recompensa vale o esforço: atualmente o roquefort é um dos queijos mais caros do mundo. No Brasil chega a custar R$350,00 o kilo.
A Société é responsável por 60% da produção mundial. Aliás, só existem 7 produtores. Isso por causa da limitação geográfica, somente pode ser chamado de roquefort o queijo produzido com o leite das ovelhas da região de Aveyron e maturado nas cavernas de Roquefort.
Pingback: Como apreciar o queijo Roquefort | oquedoqueijo
Pingback: Quem come queijo vive muito mais, sugere novo estudo | SOS Solteiros
Pingback: Santo Menu » A diferença entre Roquefort e Gorgonzola.