Abrir a embalagem. Sentir o perfume. Observar a casca e as pequeniníssimas olhaduras presentes na massa pálida e untuosa. Imaginar o sabor. Cheirar de novo para, afinal, provar e sentir-me no céu. Bons queijos me fazem feliz! Ainda mais se for um brie (já falamos sobre aqui). Ainda mais se estiver beeem maturado. Se for duplo creme, então… Um deleite!
Os queijos duplo creme(double cream em inglês, double-crème em francês) são deliciosos porque são mais gordinhos do que os seus similares: aqui vale a máxima do tudo que é bom engorda. A massa fica tão macia que é possível espalhá-la com uma espátula no pão e vai derreter na sua boca. Pura luxúria.
Para conseguir essa característica os queijeiros adicionam creme ao leite para a fabricação. Não se assuste caso encontre porcentagens como 60, 65, 70% de matéria gorda em destaque nas embalagens, isso não quer dizer o queijo é praticamente manteiga. A gordura a que se referem é a presente no extrato seco, na prática isso significa em torno de 30%, similar ao queijo gorgonzola.
Existem também as varidades triplo creme. O mais famoso desse tipo é o Brillat-Savarin. Tem 75% de gordura no extrato seco! É um produto da região da Normandia muito consumido como sobremesa. Nunca encontrei nenhum queijo desse tipo no Brasil, se alguém achar conte para nós.
Dica de consumo
A regra básica para harmonização de alimentos oleosos é consumi-los com vinhos espumantes ou champanhe. A explicação é que as bolhinhas da bebida ajudam a limpar as papilas gustativas congestionadas com a gordura. Não tem erro!
Pingback: A arte de cortar os queijos | oquedoqueijo
Pingback: Como apreciar o queijo Brie | oquedoqueijo