Cheesecake de goiabada e um propósito

cheesecake de goiabadaPor Renata Curzi

Sou grande fã de uma blogueira americana, a Madame Fromage ( aqui e aqui). Ela é jornalista como eu, mas é especialista em comida(food writing). Acompanho o blog a bastante tempo, e outro dia ela postou o que chamou de uma combinação extravagante: queijo (no caso cheddar) com goibada. O que para uns é trivial, é exótico para outros.

Isso soou como um tipo de revelação para mim. Porque não combinar nossos ingredientes regionais com os queijos do mundo ? Como não pensei nisso antes? Nunca é tarde para começar, então a partir de agora pretendo experimentar mais. Caso algum leitor tenha alguma sugestão comente aqui, por favor.

Essa inspiração foi um presente para mim. Adoro ideias e projetos novos… Em retribuição fiz para a Madame Fromage um prato tradicional dos EUA com um toque brasileiro: o cheesecake de goiabada. O doce de goiaba fica perfeito nessa sobremesa que todo mundo ama. Tenaya, espero que você goste, obrigada pelo insight!

cheesecake de goiabada 2

A receita é uma adaptação de várias. Ficou uma delícia. Acabou em um minuto. Não sobrou nada para depois. Não se intimide, o preparo é muito fácil.

Sobre o Cream Cheese

Ingrediente base do cheesecake, muita gente o chama de “manteiga branca”  ou também de “manteiga natural”, mas embora tenham texturas semelhantes, o creamcheese é um tipo de queijo. Obtido por meio de fermentação lática (na qual uma cultura bacteriana é que forma a coalhada), adição de creme e homogeneização, esse queijo é muito utilizado na culinária e para espalhar no pão e em sanduíches.

Cheesecake de goiabada

Receita

Ingredientes

Massa

  • 200g de biscoito maizena triturado no liquidificador
  • 150g de manteiga sem sal a temperatura ambiente

Recheio

  • 300g de cream cheese- 2 potinhos
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 3 ovos
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 1 colher de chá de baunilha

Cobertura

  • 200g de goiabada picada
  • ½ xícara de água

Modo de fazer

Massa

Misture o biscoito triturado com a manteiga até formar uma farofa. Forre o fundo e 2 dedos da altura de uma forma de aro removível de 23cm de diâmetro. Não precisa untar. Depois disso leve para gelar por pelo menos 1 hora.

Recheio

Bater todos os ingredientes no liquidificador e colocar na forma forrada com o biscoito. Assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos.

Cobertura

Aquecer em uma panela pequena a goibada e a água até derreter. Ferver por 5 minutos. Jogar a cobertura ainda quente sobre o cheesecake já assado.

Anúncios

20 respostas em “Cheesecake de goiabada e um propósito

  1. Pingback: Guava, Twitter, and Diner’s Journal : Madame Fromage

  2. quero fazer essa receita hoje e tenho uma dúvida: a massa não torra demais ficando 40min no forno?? quero fazer com a massa só no fundo, sem as laterais, por isso também quero saber se o recheio fica bem consistente! vejo receitas de cheesecake, mas nunca fiz, cada uma que leio é completamente diferente da outra, mas achei essa sua super simples e quero muito fazê-la! ja agradeço, beijosss!!! (adorei o blog)

    • Oi Thais,
      Esses fornos a gás são um tanto temperamentais, não é mesmo? Esse tempo foi o suficiente, no meu forno, para deixar o recheio durinho. Se você reparar na foto vai notar que a massa ficou legalzinha. Mas já fiz essa receita na casa da minha mãe e ela ficou meio queimada nesse mesmo tempo de forno. Meu conselho: dê uma olhada na torta depois de 30 minutos e avalie se precisa assar mais.
      Difícil dizer se vai dar certo fazer sem a lateral. O recheio fica consistente sim, principalmente depois que está gelado. Talvez tenha que deixar gelar para desenformar, não sei…teria que fazer uma experiência. Se você resolver tentar conte o resultado pra gente aqui!
      Ficamos muito felizes quando gostam do nosso blog. Obrigada!
      Bju,
      Renata

  3. estimadas meninas, descobri-as num pos operatório de retirada de vesícula… vcs devem saber as recomendações… entretanto ,nao pude resistir e tive que deixar esta msg. Como diz uma pequena sobrinha qdo gosta muito de algo: muuuito parabéns!! obrigada por deixarnos conhecer mais a fundo nossa paixão! e isso so pq queria saber se tilsit era marca de queijo ou tipo… sta ignorância! p,s já descobri. abraços festivos 😉

    • Sei bem como é o pós operatório da retirada de vesícula. A gente quer o que não pode: toda restrição gera uma compulsão, rsrs. Por enquanto você vai saboreando nosso blog…
      Um abraço,
      Renata

  4. Oi, Renata. Fiz a receita e acrescentei, além dos dois potinhos de cream cheese, mais 1 potinho e meio de Catupiry pra dar mais consistência. Ficou maravilhoso, a combinação dos dois queijos acabou proporcionando um sabor único. Obrigado pela receita!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s