Sou grande fã de uma blogueira americana, a Madame Fromage ( aqui e aqui). Ela é jornalista como eu, mas é especialista em comida(food writing). Acompanho o blog a bastante tempo, e outro dia ela postou o que chamou de uma combinação extravagante: queijo (no caso cheddar) com goibada. O que para uns é trivial, é exótico para outros.
Isso soou como um tipo de revelação para mim. Porque não combinar nossos ingredientes regionais com os queijos do mundo ? Como não pensei nisso antes? Nunca é tarde para começar, então a partir de agora pretendo experimentar mais. Caso algum leitor tenha alguma sugestão comente aqui, por favor.
Essa inspiração foi um presente para mim. Adoro ideias e projetos novos… Em retribuição fiz para a Madame Fromage um prato tradicional dos EUA com um toque brasileiro: o cheesecake de goiabada. O doce de goiaba fica perfeito nessa sobremesa que todo mundo ama. Tenaya, espero que você goste, obrigada pelo insight!
A receita é uma adaptação de várias. Ficou uma delícia. Acabou em um minuto. Não sobrou nada para depois. Não se intimide, o preparo é muito fácil.
Sobre o Cream Cheese
Ingrediente base do cheesecake, muita gente o chama de “manteiga branca” ou também de “manteiga natural”, mas embora tenham texturas semelhantes, o creamcheese é um tipo de queijo. Obtido por meio de fermentação lática (na qual uma cultura bacteriana é que forma a coalhada), adição de creme e homogeneização, esse queijo é muito utilizado na culinária e para espalhar no pão e em sanduíches.
Cheesecake de goiabada
Receita
Ingredientes
Massa
- 200g de biscoito maizena triturado no liquidificador
- 150g de manteiga sem sal a temperatura ambiente
Recheio
- 300g de cream cheese- 2 potinhos
- 1/2 xícara de açúcar
- 3 ovos
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- 1 colher de chá de baunilha
Cobertura
- 200g de goiabada picada
- ½ xícara de água
Modo de fazer
Massa
Misture o biscoito triturado com a manteiga até formar uma farofa. Forre o fundo e 2 dedos da altura de uma forma de aro removível de 23cm de diâmetro. Não precisa untar. Depois disso leve para gelar por pelo menos 1 hora.
Recheio
Bater todos os ingredientes no liquidificador e colocar na forma forrada com o biscoito. Assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos.
Cobertura
Aquecer em uma panela pequena a goibada e a água até derreter. Ferver por 5 minutos. Jogar a cobertura ainda quente sobre o cheesecake já assado.
Que delícia ! Já sei o que vou fazer amanhã …
Este blog está cada dia mais gourmet !
Oi Rê, que bom que gostou da receita. Depois conta como ficou, tá? Não deixe de dar umas sugestões de ingredientes brasileiros que podem combinar com queijos.
Amei também . As fotos deixam gente com água na boca!!!
Cris, essa eu acho que você dá conta de fazer.
Essa é a melhor receita de todas eu faço minha família ama e as vizinhas tbm kkkk é maravilhosa
Que delícia, acho que farei no dia das mães!!!
Faz sim Paula, sua mãe vai adorar!
Ohhhh, this looks delicious. What a great idea. I can’t wait to try this in my own kitchen! Thanks for putting more guava in my life, Renata!
Tenaya, you’re welcome. I’m glad you enjoyed it.
Gente é muito bom, DELICIOSO!!!!!!! Madame Fromage não sabe o que está perdendo!
Vizinha, acho que você vai emagrecer quando eu mudar, hem?
Ou eu vou engordar, porque adoro dividir calorias com você, rsrs.
Pingback: Guava, Twitter, and Diner’s Journal : Madame Fromage
quero fazer essa receita hoje e tenho uma dúvida: a massa não torra demais ficando 40min no forno?? quero fazer com a massa só no fundo, sem as laterais, por isso também quero saber se o recheio fica bem consistente! vejo receitas de cheesecake, mas nunca fiz, cada uma que leio é completamente diferente da outra, mas achei essa sua super simples e quero muito fazê-la! ja agradeço, beijosss!!! (adorei o blog)
Oi Thais,
Esses fornos a gás são um tanto temperamentais, não é mesmo? Esse tempo foi o suficiente, no meu forno, para deixar o recheio durinho. Se você reparar na foto vai notar que a massa ficou legalzinha. Mas já fiz essa receita na casa da minha mãe e ela ficou meio queimada nesse mesmo tempo de forno. Meu conselho: dê uma olhada na torta depois de 30 minutos e avalie se precisa assar mais.
Difícil dizer se vai dar certo fazer sem a lateral. O recheio fica consistente sim, principalmente depois que está gelado. Talvez tenha que deixar gelar para desenformar, não sei…teria que fazer uma experiência. Se você resolver tentar conte o resultado pra gente aqui!
Ficamos muito felizes quando gostam do nosso blog. Obrigada!
Bju,
Renata
estimadas meninas, descobri-as num pos operatório de retirada de vesícula… vcs devem saber as recomendações… entretanto ,nao pude resistir e tive que deixar esta msg. Como diz uma pequena sobrinha qdo gosta muito de algo: muuuito parabéns!! obrigada por deixarnos conhecer mais a fundo nossa paixão! e isso so pq queria saber se tilsit era marca de queijo ou tipo… sta ignorância! p,s já descobri. abraços festivos 😉
Sei bem como é o pós operatório da retirada de vesícula. A gente quer o que não pode: toda restrição gera uma compulsão, rsrs. Por enquanto você vai saboreando nosso blog…
Um abraço,
Renata
Adorei a receita, fiz e deu certo. Simples e rápida. Obrigada
Oi Valéria, que bom que vc gostou. Sou suspeita para falar, mas esta receita da Renata é maravilhosa.
Abraços, Carla
Oi Valéria,
Obrigada pelo feedback! Muita gente tem dúvidas quanto a tempo de forno, deixa aqui depois em quanto tempo assou e o seu tipo de forno? Se você lembrar, rsrs.
Oi, Renata. Fiz a receita e acrescentei, além dos dois potinhos de cream cheese, mais 1 potinho e meio de Catupiry pra dar mais consistência. Ficou maravilhoso, a combinação dos dois queijos acabou proporcionando um sabor único. Obrigado pela receita!
Legal Márcio,
Vou experimentar!