A arte de cortar os queijos

Por Carla Reis

Nada como preparar uma bela mesa para celebrar os bons momentos. Neste quesito os queijos podem ser os nossos melhores amigos, pois são versáteis e saborosos: basta cortar e pronto!

Mas você sabia que para cada tipo de queijo, temos uma forma correta de fazer o corte?  A razão disso é assegurar que cada fatia terá uma parte da massa e da crosta de forma proporcional, ou seja, cada pedaço deverá ser uma representação do queijo na sua forma original. Assim pode-se apreciar todos os sabores e aromas.

geometriaUm pequeno curso de geometria …

Como cortar o queijo vai depender da sua forma e do seu tamanho:

  • O queijos redondos como camembert, brie francês e minas devem ser cortados em triângulos, como um bolo.
  • Queijos redondos e altos, como o gorgonzola, gruyère e emental devem ser divididos ao meio e cortados em forma de cunha (triângulos grandes). A cunha poderá ser dividida em fatias mais finas no sentido do centro para a crosta.
  • Queijos muito cremosos no centro, como o serra da estrela, devem ser apreciados tirando delicadamente a parte de cima da crosta com uma faca (corte em forma de cruz) para servir a massa cremosa com uma colher ou espátula.
  • Já os queijos em forma de pirâmide (geralmente de cabra) devem ser cortados em triângulos como uma estrela de 6 pontas.
  • Queijos cilíndricos, como o provolone, devem ser cortados em fatias grossas e depois divididos em triângulos.
  • Queijos muito duros como o parmesão, devem ser quebrados em pedaços irregulares com uma espátula de ponta, como se estivesse “cavando” o queijo.
  • Queijos retangulares como prato e mussarela, são cortados em fatias grossas e depois em palitos .

Para facilitar o entendimento destas dicas, as fotos abaixo do site canadense Rota dos Queijos ( www.routedesfromages.com ) ilustra muito bem a arte do corte.

coupe_fromages_final

como cortar

A faca e o queijo

Existem  facas específicas para cada categoria de queijos, no entanto, se você não tiver as facas apropriadas, escolha uma faca com lâmina de fio liso, sem serrilhas, que o efeito será o mesmo. Lembre-se de limpar a faca quando mudar o tipo de queijo para que os sabores não se misturem.

facas1

Agora, é só buscar a inspiração e preparar a mesa, afinal cuidar dos detalhes torna as coisas mais belas e transmite todo o cuidado e carinho para com os outros, tornando os momentos ainda mais especiais.

Anúncios

7 respostas em “A arte de cortar os queijos

  1. Pingback: Queijo Provolone | oquedoqueijo

  2. Pingback: Como apreciar o queijo Brie | oquedoqueijo

  3. Estive em uma pousada na Canastra, e no café da manhã o queijo frescal era cortado em fatias, e não em cunha como sempre vi, perguntei porque?, me disseram que cortando assim mantem a umidade que está na parte central do queijo, achei diferente, mas faz sentido não!!!

    • Oi Euclides, existem regiões de Minas que cortam o queijo em fatias,é uma tradição , principalmente no Sul de Minas. Não tem uma relação direta com a retenção de umidade no queijo, é mais cultural que científico.
      E vc, gostou do queijo frescal produzido na Serra da Canastra?

  4. Pingback: MadreSanta Home: A faca certa para cada tipo de queijo! - MadreSanta | Blog sobre moda | Fique por dentro das maiores tendências do mundo da moda em conteúdos exclusivos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s