Por Carla Reis
Nada como preparar uma bela mesa para celebrar os bons momentos. Neste quesito os queijos podem ser os nossos melhores amigos, pois são versáteis e saborosos: basta cortar e pronto!
Mas você sabia que para cada tipo de queijo, temos uma forma correta de fazer o corte? A razão disso é assegurar que cada fatia terá uma parte da massa e da crosta de forma proporcional, ou seja, cada pedaço deverá ser uma representação do queijo na sua forma original. Assim pode-se apreciar todos os sabores e aromas.
Um pequeno curso de geometria …
Como cortar o queijo vai depender da sua forma e do seu tamanho:
- O queijos redondos como camembert, brie francês e minas devem ser cortados em triângulos, como um bolo.
- Queijos redondos e altos, como o gorgonzola, gruyère e emental devem ser divididos ao meio e cortados em forma de cunha (triângulos grandes). A cunha poderá ser dividida em fatias mais finas no sentido do centro para a crosta.
- Queijos muito cremosos no centro, como o serra da estrela, devem ser apreciados tirando delicadamente a parte de cima da crosta com uma faca (corte em forma de cruz) para servir a massa cremosa com uma colher ou espátula.
- Já os queijos em forma de pirâmide (geralmente de cabra) devem ser cortados em triângulos como uma estrela de 6 pontas.
- Queijos cilíndricos, como o provolone, devem ser cortados em fatias grossas e depois divididos em triângulos.
- Queijos muito duros como o parmesão, devem ser quebrados em pedaços irregulares com uma espátula de ponta, como se estivesse “cavando” o queijo.
- Queijos retangulares como prato e mussarela, são cortados em fatias grossas e depois em palitos .
Para facilitar o entendimento destas dicas, as fotos abaixo do site canadense Rota dos Queijos ( www.routedesfromages.com ) ilustra muito bem a arte do corte.
A faca e o queijo
Existem facas específicas para cada categoria de queijos, no entanto, se você não tiver as facas apropriadas, escolha uma faca com lâmina de fio liso, sem serrilhas, que o efeito será o mesmo. Lembre-se de limpar a faca quando mudar o tipo de queijo para que os sabores não se misturem.
Agora, é só buscar a inspiração e preparar a mesa, afinal cuidar dos detalhes torna as coisas mais belas e transmite todo o cuidado e carinho para com os outros, tornando os momentos ainda mais especiais.
Pingback: Queijo Provolone | oquedoqueijo
Pingback: Como apreciar o queijo Brie | oquedoqueijo
A prendi muito muito bom
Estive em uma pousada na Canastra, e no café da manhã o queijo frescal era cortado em fatias, e não em cunha como sempre vi, perguntei porque?, me disseram que cortando assim mantem a umidade que está na parte central do queijo, achei diferente, mas faz sentido não!!!
Oi Euclides, existem regiões de Minas que cortam o queijo em fatias,é uma tradição , principalmente no Sul de Minas. Não tem uma relação direta com a retenção de umidade no queijo, é mais cultural que científico.
E vc, gostou do queijo frescal produzido na Serra da Canastra?
Olá!!! Muito Bom!!! Gostaria de apresentar um site que vende formas de queijo: http://www.formasparaqueijo.com
Obrigada!
Pingback: MadreSanta Home: A faca certa para cada tipo de queijo! - MadreSanta | Blog sobre moda | Fique por dentro das maiores tendências do mundo da moda em conteúdos exclusivos.