Queijos, como conservar ?

Por Carla Reis

Servir  queijos é uma opção que sempre agrada e impressiona. No entanto para que estas iguarias cheguem à mesa com o melhor do seu sabor e textura, precisamos tomar os cuidados necessários e fazer o armazenamento de forma adequada. É o momento da dúvida : colocar na geladeira, deixar no ambiente, congelar ?

todos

O que você deve saber:

Estas dicas são aplicáveis para qualquer tipo de queijo: 

  • Sempre siga as orientações da embalagem para as peças armazenadas ainda na embalagem original.
  • Se o produto estava exposto em refrigeração, o mesmo deve continuar nesta condição em casa.
  • Preferencialmente, mantenha os queijos na gaveta de legumes da geladeira, exceto os queijos frescos.
  • Não coloque queijos diferentes em um mesmo recipiente: os sabores se misturam e a conservação fica comprometida.
  • Armazene somente até a data de validade impressa na embalagem do produto.
  • Limpe sempre a faca entre o corte de tipos diferentes de queijo.
  • Retire o queijo da geladeira pelo menos 40 minutos antes de servir.

 Cada tipo de queijo tem sua forma correta de armazenagem e conservação : 

Queijos Frescos: são queijos com alto teor de umidade , que desprendem soro facilmente, portanto devem ser conservados dentro da geladeira. Além disso, para ter o seu minas frescal, cottage , burrata ou ricotta sempre no ponto certo para o consumo, coloque-os dentro de um pote hermeticamente fechado e consuma em no máximo 5 dias depois da compra.

Lembre-se de retirar o líquido acumulado (soro do queijo) quanto houver, antes de consumir ou sempre que guardar.

Queijos semi cozidos – ou amarelos como são conhecidos: estes queijos são de texturas que variam de firme (para fatiar) a  macio e/ou cremoso e também devem ser armazenados na geladeira. É importante manter a mussarela , prato, gouda  ou saint-paulin  protegidos em potes fechados, ou mesmo embrulhá-los em  filme plástico, alumínio ou papel de seda . Coloque-os na gaveta de legumes , que é o local menos frio e mais úmido da geladeira. Nesta condição a maturação irá evoluir e continuar desenvolvendo sabor e aroma. Os queijos podem ficar nesta condição por até 1 mês .

brancos e amarelo

Queijos duros: bem mais secos e maturados, categoria na qual encontramos o parmesão, reino e provolone  até podem ser armazenados fora da geladeira , à temperatura ambiente , por apresentarem baixo teor de umidade na massa. No entanto, é essencial observar a embalagem – se existe realmente a indicação de armazenamento fora da refrigeração. Os climas variam muito de região para região no Brasil, portanto em casos de climas mais quentes como o norte e nordeste do país, os queijos secos e maturados  não devem ser mantidos fora da geladeira.

Uma alternativa para armazenar bem estes queijos na geladeira sem perda de sabor e textura é embrulhar os pedaços em um papel toalha absorvente e depois passar um filme plástico que fique bem aderido ao produto. Coloque dentro de um recipiente com tampa e poderá tranquilamente consumi-lo pelos próximos 2 ou 3 meses.

*Dica: Um torrão de açúcar dentro do pote ou mesmo um cotonete embebido com vinagre, evitam mofo no queijo durante a conservação.

duros2a

Queijos com mofo branco: queijos como brie e camembert devem ser cobertos pelo papel original no qual são comercializados, pois trata-se de uma embalagem especial  com micro perfurações que ajuda a preservar as características originais do queijo.

Os queijos mofados precisam ser armazenados bem fechados  pois podem  trocar odores com os outros alimentos e também contaminar outros itens da geladeira com os mofos naturais presentes na sua composição.

Queijos com mofo azul:  gorgonzola ou roquefort  desprendem  umidade , portanto devem ser armazenados na geladeira em potes fechados. Coloque um papel absorvente ( papel toalha) no fundo do pote para absorver o líquido desprendido e evitar melar a crosta do produto. Consuma em no máximo 20 dias. 

branco e azul

E congelar: pode ou não pode?

Até pode, mas não é o método ideal de conservação de queijos. O congelamento cristaliza a água presente no queijo, alterando sua textura, que fica mais quebradiça, sem falar que paralisa a maturação e o queijo não desenvolve sabor e aroma.

Caso opte por este método, use-o somente para queijos duros, embalados em plásticos  adequados para congelamento, retirando o máximo de ar possível da embalagem. Faça o processo de descongelamento dentro da geladeira.

Os queijos que foram congelados são mais recomendados para uso culinário.

Anúncios

41 respostas em “Queijos, como conservar ?

  1. Boa tarde. Ganhei 5kls de um queijo argentino tipo parmesão e o mesmo veio sem a embalagem de origem.
    Não entendi uma coisa… Vocês falam para embrulhar em papel toalha. Este não irá absorver o óleo do queijo?
    Posso dividi-lo e congelar?
    Obrigada

    • Oi Jaqueline, que belo presente vc ganhou!
      O queijo parmesão deve ser armazenado na geladeira, então soltará pouco óleo. O papel toalha absorve a umidade e retarda o crescimento de mofo na crosta do queijo. Vc pode congelar, mas depois de descongelado o queijo perde sua característica de textura. O queijo congelado é mais indicado para uso culinário. Aí fica a seu critério escolher, só não vale desperdiçar nenhum pedacinho do presente.
      Espero tê-la ajudado.
      Carla

    • OI Nira
      É realmente difícil evitar que as fatias grudem , o ideal é fatiar e consumir . O teor de umidade da mussarela que é vendida atualmente favorece muito que as fatias fiquem aderidas.
      O que pode ajudar a “minimizar” é guardá-las em ambiente hermético ( potes ): ajudará mas não resolverá o problema.
      É uma pena , mas ainda não se tem uma solução.

      Carla

  2. Prezada Carla,
    Primeiramente parabéns pela publicação, tenho dúvidas quanto à conservação do queijo tipo colonial. Ganhei de presente uma pç grande e gostaria de dividi-la em duas partes e armazenar uma delas por mais tempo. Qual seria a melhor forma para armazenar esta?
    A outra metade deixo em uma queijeira para consumo diário, está correto?
    Atenciosamente
    Daniel

    • Oi Daniel , desculpe a demora na resposta. É que seu comentário foi para caixa de spam e não vi antes. Você pode armazenar colocando a outra metade em papel alumínio e deixá-la na gaveta da geladeira. Se possível coloque a peça embrulhada dentro de um recipiente com tampa ( tipo tuppeware ). O colonial resiste bem mais uns 30 dias nestas condições.
      Espero que use a dica na sua próxima compra.
      Abraços.

  3. Olá! Eu gostaria de ter lido esse seu post muito mais cedo na vida, com certeza é muita informação util!
    Uma dúvida : acabei de ler o post sobre o gorgonzola, e ao compra-lo quero esperar maturar por uns dias como você sugere. Posso guardar na geladeira, na embalagem do fabricante? Ele pode ficar na parte mais fria, ou é melhor que não? Muito obrigado!

    • Oi Ernani , que bom que as dicas foram úteis.
      Deixe o queijo na embalagem original dentro da gaveta na parte de baixo da geladeira. O queijo vai maturar e corre menor risco de ressacamento pois fica protegido do ar seco da geladeira.
      Me conte depois se funcionou.
      Abs, Carla

      • Oi Carla!
        Eu estava testando um gorgonzola barato que tava em promoção no super mercado (São Vicente).
        Eu abri ele e consumi com uns 55 dias depois da data de embalado (usando a regra que você mandou, de somar 25 dias à data de fabricação).
        Ele não ficou amargo como o que eu fiz da ultima vez…
        Mas ao deixar ele em temperatura ambiente pra consumir puro, ele tinha uma coloração amarelada, e ele era bem mais cremoso (meio que derretendo) do que o que eu esperava (de experimentar em outros lugares, tipo festas e hoteis).
        Não achei tão bom pra consumir puro, mas ainda acho que seria excelente pra um molho. Será que essa aparencia e textura estranha tem a ver com a marca ou com o armazenamento?
        Também penso que o armazenamento no super mercado pode não ter sido ideal…
        Bom, obrigado pela resposta, aí está o meu feedback!

      • Olha Ernani , é difícil um diagnóstico só com a descrição. Mas a causa da textura “derretendo” pode estar sim relacionada ao armazenamento em temperaturas mais altas, que acelera a maturação do produto. Na geladeira você não percebe o efeito , mas quando deixa à temperatura ambiente o produto fica bem mais untuoso e mole , quase fundente.
        Pode ter relação também com o teor de gordura do produto da marca que vc comprou. Não sei se foi este o caso , mas temos no mercado ( inclusive nesta marca ) gorgonzolas considerados extra cream , ou seja com bem mais gordura, que podem apresentar esta característica quando bem maturados e deixados a temperatura ambiente.
        O fato é que com 60-70 dias o produto deveria ficar bem maturado , mas não derretendo desta forma.

        Obrigada por dividir conosco sua experiência.

  4. Olá.

    Comprei uma peça de queijo Caciotta importado da Alemanha. Gostaria de saber se você recomenda tirar da embalagem original (aquele plástico a vácuo) por motivo de higiene para armazenar em um tupeware.

    Também gostaria de guardar a metade. Uso o mesmo método que vc recomendou para o Danil de Oliveira armazenar o queijo colonial?

    Obrigado!!!

    • O ideal é manter o produto na embalagem original. Neste caso higienize o plástico antes de colocar na geladeira. Após aberto embrulhe o restante em papel alumínio e armazene em uma vasilha com tampa. Geralmente conserva bem desta forma. Me conte se funcionou bem. Att, Carla

    • Oi César, a melhor maneira de conservar este queijo é embrulha-lo no papel alumínio e depois colocar em um pote com tampa. Se sua geladeira for bem eficiente, deixe o pote na gaveta de hortaliças. Mas consuma o restante logo após seu retorno. Este queijo é muito sensível e pode ressecar e perder textura ao longo de guardado por mais tempo.
      Me conte depois se funcionou.

      Boa sorte, Carla

  5. Boa tarde!

    Segui o conselho de congelar os queijos, mas tenho um problema.

    Depois que eu tiro do freezer eu deixo eles na geladeira, pois preciso ter sempre uma quantidade mínima descongelada para servir nos caldos, porém gostaria de saber, esses queijos que estavam congelados e foi retirado do freezer e colocado na geladeira, podem ficar quanto tempo parados na geladeira?

    Obrigado!

    • Danilo
      O ideal é congelar pequenas porções e usar logo após descongelar.
      Dependendo do queijo ( se forem os mais duros como parmesão ) você poderá deixar na geladeira por uns 3 a 5 dias no máximo. Mais que isto poderá comprometer o produto e aparecer pontos de mofos. Já se forem queijos mais frescos a recomendação é descongelar e usar imediatamente, no mesmo dia.
      Espero que a dica te ajude.
      Carla

  6. Ola boa tade! gostaria de saber como faço com a mussarela pois quero comprar a barra e usar aos poucos, para fabricação de pao de alho, o melhor seria congelar ou so deixar na geladeira? e se congelar, depois de descongelada ela dura ao menos 3 dias na geladeira já misturada a pasta? Ou o consumo só pode ser imediato?

  7. QUEIJO BOM MESMO É O QUEIJO MINEIRO, O CANASTRA, O QUEIJO MINAS, O MEIA CURA,SOU DE BH E AMO QUE AMO TODOS OS TIPOS DE QUEIJOS MINEIROS, SO NAO SEI CONGELAR O CANASTRA MEIA CURA.

  8. Carla, boa tarde. Gostaria de sua ajuda com relação as melhores marcas de queijo parmesão de boa ou excelente qualidade. Fico no aguardo, grata

  9. Olá revendo, , queijo minas, ,,como faço ,,pra deixa-lo sempre com com uma com uma boa aparência e paladar, obrigado

  10. oi boa noite
    eu comprei um triangulos de queijo brie, um ementhal e um gouda e dei de presente para meu namorado, nos abrimos achando que daria pra comer tudo antes dele viajar, mas acabou nao dando.Ele volta daqui 3 semanas como faço para nao estragar ate que ele chegue?
    obrigada.

    • Ola Yasmin, obrigada pelo contato.
      O emental e o gouda você poderá embrulhar separadamente em um papel filme , colocar dentro de um pote com tampa e conservar na geladeira na parte de frios ou na gaveta de legumes.
      Já o Brie , provavelmente não vai resistir: depende muito da idade do produto que você comprou.
      Mas você pode tentar. Embrulhe em um papel alumínio e deixe na gaveta de frios. Observe se o odor vai estar normal antes de consumir quando você voltar. Espero que te ajude.
      Carla

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s