Salada de grão-de-bico, tomate assado e queijo coalho grelhado

Por Renata Curzi

Salada de grão-de-bico tomate assado e queijo coalho

Este post começa com um presente: um amigo do meu marido, o Batista, trouxe para ele, do Rio Grande do Norte, um queijo coalho artesanal. O regalo era para o Arlindo, mas quem mais curtiu fui eu, que até então só havia comido esse queijo na praia, grelhado no palitinho. Aqui no Sudeste, só encontramos nessa forma nos supermercados. O corte retangular, amarelado e com parte de uma sigla marcada a ferro me deixou curiosa.

Recorri à amiga queijeira, a Adriana Cristina, nossa colega de turma que trabalha no Nordeste há um tempão, para esclarecer minhas dúvidas e também pegar umas dicas de receitas. Ela explicou que lá o pessoal serve o queijo assado, à milanesa polvilhado com açúcar e canela e também com carne de sol. Contou também que o queijo coalho vendido nas feiras é geralmente feito com leite cru, a sigla é a identificação do produtor e que tem opções com mais ou menos sal e as que derretem ou não.

Queijo coalho

Essa me pegou de surpresa! Para mim a principal característica do quejo coalho era ser borrachudinho, não ter bom derretimento. Mas a fonte é confiabilíssima, obrigada Adriana, quando for por esses cantos conto com uma visita guiada por essas feiras porretas.

Depois das dúvidas sanadas só faltava decidir o que fazer com o meu queijinho. Com as informacões que a Adriana me deu, o classifiquei como com pouco sal e que não derrete. O nosso exemplar tinha um sabor muito suave, pouquíssima acidez e textura seca. Comemos grelhado com café, à milanesa com banana e ainda sobrou alguma coisa. Bem que eu gostaria de experimentar com carne de sol, mas por aqui é meio difícil de encontrar.

Daí lembrei que existe um queijo cipriota chamado halloumi, muito popular lá fora, que também é consumido grelhado, talvez pudesse adaptar a receita e consumir o brasileiríssimo coalho de uma maneira diferente. Fiquei espantada com a quantidade de receitas que encontrei na internet, mas fui fisgada por uma salada com tomates assados, grão-de-bico e queijo grelhado.

PicMonkey CollageA receita é do jeitinho que eu gosto: fácil, rápida, diferente, gostosa e ainda por cima saudável. Você a encontra aqui. As fotos não ficaram muito convidativas, mas pode fazer sem medo, é uma delícia! O tomate assado é dusdeuses! Fica mais gostoso do que o tomate seco. A doçura do legume fica concentrada e a acidez não predomina. Quanto ao grão-de-bico, você pode cozinhar em casa, deixando de molho de um dia para o outro, ou comprar já cozido na latinha. Eu gosto de cozinhar uma boa quantidade, escorrer o caldo e congelar em uma assadeira. Os grãos ficam soltinhos. Daí coloco em um pote e retiro a quantidade que quero para preparar algum prato na correria. Muito prático.

Ah! Ainda sobrou um pedaço do queijo, vou preparar mais uma receita com ele. Depois conto para vocês.

Receita

Rende 4 porções

Ingredientes

1 lata de grão-de-bico cozido

4 fatias generosas de queijo coalho

4 tomates sem sementes cortados em 4

½ cebola roxa finamente picada

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1 colher de sopa de vinagre (usei o balsâmico)

Salsinha, pimenta moída na hora e sal a gosto

Modo de preparo

Misture a cebola com o azeite e o vinage e deixe descansar.

Pré aqueça o forno a 200º C.

Tempre os tomates com sal e os disponha em uma assadeira. Asse por 25 minutos.

Depois de assado, misture aos demais ingredientes, delicadamente.

Por último, unte uma frigideir antiaderente e a aqueça bem. Grelhe o queijo até que ele fique dourado.

Sirva o queijo ainda quente sobre a salada.

Anúncios

10 respostas em “Salada de grão-de-bico, tomate assado e queijo coalho grelhado

  1. Renata, fiquei muito feliz com o destino que vc deu ao regalo que enviei. Vou encaminhar uma receita com o coalho que fiz e tenho a certeza que vcs vão adorar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s