Por Carla Reis
Sabe aquela máxima que diz “na natureza nada se cria, nada se perde tudo se transforma”? Pois é, tratando-se da ricota, esta afirmação encaixa com uma luva!
Fresca, delicada e de sabor suave é um produto feito basicamente do que sobra da produção de queijos: o soro.
Além de ser um alimento nutritivo, fácil de combinar e servir é um bom exemplo de sustentabilidade, pois permite o reaproveitamento do soro que é um resíduo altamente poluente.
Por ser produzida com soro de leite, a ricota não é considerada um queijo, mas um produto lácteo, um laticínio para ser mais especifica.
Fabricação da Ricota
O nome Ricota significa reaquecido, recozido ou cozinhar de novo (recooked – do inglês).
O soro da fabricação de queijos é enriquecido com uma parte de leite desnatado e a mistura é reaquecida a 90ºC. A ação do calor juntamente com a adição de ácido lático (ou vinagre nas versões caseiras) fazem as proteínas do soro formarem flocos e subirem a superfície. Os flocos são delicadamente recolhidos com uma pá ( tipo espumadeira) e colocados em formas perfuradas para drenagem. Uma vez escorrido o soro, a massa que fica forma a ricota.
Ricota Italiana x Ricota Brasileira
Algumas vezes já tentei adaptar algumas receitas de livros ou sites, que levam a ricota italiana e demorei a descobrir o motivo de nem sempre dar certo. Ok , não sou uma expert na cozinha!!
A ricota italiana é muito mais úmida, cremosa e fresca do que a ricota fabricada no Brasil que geralmente é mais granulosa e seca – veja nesta foto das ricotas expostas a venda o mercado municipal de Roma.
Para compensar esta diferença de textura entre a ricota brasileira e a italiana, amasso a ricota e adiciono um pouquinho de creme de leite fresco para umedecer a massa e deixá-la bem mais cremosa, além de realçar o sabor.
A ricota italiana também bem mais branquinha que a brasileira, pois geralmente é feita a partir do soro obtido da produção de mussarela com leite de búfala ou de cabra, mais branco que o leite de vaca. Na Itália , existem diversas versões da ricota : frescas , defumadas e inclusive uma de soro do queijo peccorino ( um tipo de parmesão) que é maturada e bem picante trazendo as características de sabor do queijo!
Prometo colocar minha receita favorita em um próximo post!
Interessante saber:
O soro de queijos tem baixo teor de gordura e é muito rico em soro-proteínas o que torna a ricota um alimento naturalmente de baixa caloria e alta digestibilidade. Saudável e saborosa, é só usar a criatividade e comer sem culpa!
Carla, como sempre ótimo reportage!
Obrigada Luciano !!
Além de ser deliciosa,é nutritiva!!!
Nem precisamos sair da dieta para apreciar.
Adorei o post…
Obrigada Cláudia !!!
Adoramos sua visita ao blog.
eu não gostava muito de ricota…..não gostava!!!!!
Que bom que passou a “gostar”. Vc vai se surpreender!
Você e ótima,sempre com sugestões maravilhosas.Obrigada,adorei.
Oi Lúcia, que bom que você gostou! Adorei sua visita no blog.
beijos
Pingback: Ricota de Outono | oquedoqueijo
olá pode comer a ricota pura??
Olá Sara,
Se você gostar, não tem nenhum inconveniente. Mas ela fica muito mais gostosa se você misturar ervas, temperos, azeite…
Adoro, principalmente na tapioca com geléia de goiaba diet!!
OLA!
PARABÉNS POR SEU SITE INFORMATIVO!
COMO FAÇO A AUTENTICA RICOTTA ITALIANA PARA PIZZA! AQUELA QUE PUCHA AO SER RETIRADA?
ATENCIOSAMENTE,
Olá Clefis,
A ricotta italiana é feita principalmente de leite de búfala e de cabra. Isso já dá um grande diferencial ao produto.
Explica como você está fazendo a sua ricota que a gente dá as dicas para dar a característica que você quer. São muitas variáveis…Você quer fazer essa ricota em casa mesmo?
Att,
Renata
OLA!
OBRIGADO POR SUA PRONTA ATENÇÃO!
PRECISO DE UMA RECEITA DE RICOTTA ITALIANA PARA SUBSTITUIR A MUSSARELA EM PIZZAS,
MAS, TERIA QUE FICAR CREMOSA E PUXAR QUANDO MANIPULADA APOS A SAÍDA DO FORNO.
ATENCIOSAMENTE
Olá, eu adoro comer ricota, mas um dia destes, verifiquei que a ricota que estava na geladeira estava com um gosto um pouco amargo. Não tinha passado tanto tempo. Ia fazer uma semana quase. Ela estaria vencida? Gostaria de saber como sabemos para ver se a ricota está fora do prazo de validade. Grato pela atenção.
Oi Augusto , a aparência da ricota é um bom indicador do tempo de fabricação: uma ricota fresca tem a crosta lisa , soro esverdeado e límpido. A ricota já envelhecida começa a melar a crosta e solta um soro amarelado e esbranquiçado. Sugiro sempre consumir a ricota fresca e prestar atenção a estas características poderá lhe auxiliar.
Espero ter ajudado.
Oi, Carla.
Você pode dizer qual a diferença entre ricota fresca e queijo ricota?
Olá Carla, boa tarde!!
Gostei do seu blog.
Carla, acaso Você conhece a ricota Gioia?? É a única ricota no Brasil feita com todas as características da ricota italiana e em seu comentário acima Você diz que adiciona creme de leite fresco para deixa-la com a textura mais firme, o que á deixará também mais úmida, como a italiana!! A ricota Gioia já possui essas características por natureza, é extremamente cremosa, úmida e de textura aveludada e firme, pois é produzida com o leite e não com o soro retirado da produção dos queijos. Se tiver o interesse em conhece-la e se estiver em SP ou Grande SP, posso apresentar-lhe essa preciosidade.
Robson Póter
11 7725-7345
11 9 9879-7435
25*7992 (rádio)
Oi Robson
Não conheço especificamente a Ricota Gioia, mas já fiz um testes com Ricota de Leite e realmente fica excelente. É um produto premium , diferenciado. Sempre recomendo.
Quando estiver em SP farei contato para conhecer sua preciosidade e quem sabe fazer um post.
Abraços
Boa noite Carla! Por favor Eu faço queijo minas frescal. Gostaria de saber como posso aproveitar o soro do leite. Ja fiz varias pesquisas na net mas ainda nao encontrei algo satisfatorio! Obrigada! abcs
Oi Lucrecia, obrigada pelo contato. Minha sugestão é sempre aproveitar o soro para fazer a ricota. O soro é muito precioso para ser desperdiçado . Você já experimentou fazer a ricota? Poderia fazer inclusive com condimentos. Se você se interessar te passo a receita. Fico no aguardo . Abraços Carla
oi boa tarde! faço queijo ricota e sempre jogo o soro do leite e como malho tomo muita proteina e o soro do leite é uma proteina muito boa. posso consumi-la ou como coloco vinagre na fabricação não vai servir?
muito bom….gostei da resposta
Bom dia Carla, estava pesquisando sobre produtos de leite que não tenham lactose e me disseram que a ricota não tem. É verdade? Como estou em tratamento através de uma nutricionista estou evitando lactose. Se for verdade gostaria de aprender a fazer a ricota em casa. Pode me mandar a receita. Obrigado
Oi Hamilton. A informação procede sim. A ricota é obtida da precipitação das proteínas do leite que se perdem no soro da fabricação de queijos. Por isto o teor de lactose na ricota é bem baixo , o que também facilita a digestibilidade do produto. Vou te passar um link de um vídeo que ensina a fazer a receita de ricota caseira, bem simples. Abs Carla
Segue o link http://www.queijosnobrasil.com.br/portal/fazer-queijo-caseiro/203-kit-para-fabricacao-caseira-da-ricota
Boa tarde Carla!!
Obrigado por responder meu comentário, seria ótimo ter um parecer seu sobre a ricota Gioia em seu blog… quando quiser entre em contato que Lhe enviarei uma amostra.
Abcs
Claro Robson, vai ser um prazer conhecer seu produto.
Ok Carla, aguardo sua solicitação da ricota para que Lhe envie. Obrigado.
Oi Robson, estou viajando mas quando retornar certamente farei contato para conhecer seu produto.
Obrigada !
Abs Carla
Boa tarde Karla!!
Aguardo então…
Muito obrigado!!
Olá! Gostaria de tirar uma dúvida.
O trecho “O soro da fabricação de queijos é enriquecido com uma parte de leite desnatado e a mistura é reaquecida a 90ºC” é referente a fabricação na Itália ou no Brasil?
Oi Thalita, aqui no Brasil. Geralmente se usa até 10% de leite de desnatado para melhorar a textura do produto. Mas é uma pratica opcional.
Att, Carla
Oi Carla.
“Caí” no seu site meio que por acaso. Sorte a minha!
Estava lendo a receita de muçarela (odeio esse Ç, parece que me analfabetaram, mas fazer o quê…) e você disse para aproveitar o soro para fazer ricota.
Que tal passar a receita de ricota? Adoramos (família) ricota e pasta de ricota (outra sugestão).
Li que o tão falado, na moda e caro WHEY PROTEIN nada mais é do que SORO DE LEITE desidratado. Procede?
Um abraço e parabéns pelo site.
Ayrton
Oi Ayrton, vou passar sim a reçeita da ricota caseira em um post.
Quanto ao whey , o produto é sim um concentrado das proteínas do soro de leite.
Obrigada por nos seguir.
Carla
Ola,trabalho em um Laticinio de minas gerais,faço ricota,e ela ta ficando com a umidade alta,sera que VC me ajuda,obrigado
Oi Fátima, vou precisar de mais detalhes do seu processo.
Me mande um e-mail nos contatos .
Att, Carla