Degustação Horizontal de queijo Brie

Por Renata Curzi

Neste fim de semana fizemos uma degustação só com queijo Brie –
degustação horizontal. Essa história começou porque nossa amiga Márcia, grande incentivadora do blog e louca por Brie, queria testar nossos conhecimentos sobre queijos na prática, rsrs.

Degustação-Brie-4.jpg

Levamos o desafio a sério. Convidamos alguns amigos, entre eles o Marco Antônio, um que “chef” que atua como dentista nas horas vagas; definimos o cardápio; escolhemos um espumante e tudo virou festa.

Marco, o dentista cozinheiro, e nossa amiga Lilian

Marco, o dentista cozinheiro, e nossa amiga Lilian

Começamos com a degustação, depois o Marco preparou um risoto de aspargos com presunto parma, que ficou tudo de bom. A sobremesa foi figos maduros grelhados no mel acompanhados de queijo Brie.

A noite foi super agradável, rimos muito e nos divertimos. O que comprova nossa teoria de que os queijos transformam encontros em celebração. Obrigada Dani, Lilian, Marcelo, Márcia, Marco e Letícia, adoramos a companhia de vocês.

Quando fazer uma degustação horizontal

A degustação horizontal é o melhor método para quem quer entender e aprender mais profundamente sobre um determinado tipo de queijo.

Carla explica para Márcia e Dani como avaliar a consistência do queijo Brie

Carla explica para Márcia e Dani como avaliar a consistência do queijo Brie

No nosso caso, a proposta foi ajudar nossos amigos a descobrir suas preferências, a identificar os estágios de maturação e a entender a diferença entre os principais fabricantes de Brie que encontramos no mercado.

Escolhemos 5 queijos de marcas diferentes e em estágios de maturação diversos. Optamos por deixar as fatias inteiras e cortá-las no decorrer da degustação para enfatizar a importância de julgar a textura, consistência e a aparência ao escolher um Brie.

 

Anúncios

15 respostas em “Degustação Horizontal de queijo Brie

  1. Eu adorei! Ficou com gostinho de quero mais, aliás, muito mais. Renata e Carla vocês formam uma dupla perfeita! A noite foi ótima! Saí de lá simplesmente feliz com o que aprendi e com o que dividimos. Bjs e até a próxima 😋❤️😋

  2. Oi Carla e Renata. Parabéns pela iniciativa. Muito interessante o encontro de vocês. Se não degustaram, experimente o Brie Marília da próxima vez. Um grande abraço… E que venha e transmitam muitos outros conhecimentos para nós.

  3. Eu sabia q nada sabia….Renata E Carla deram um show de conhecimento no curso ,agora sei escolher um queijo brie .Estava tudo delicioso.Vamos organizar uma degustacao vertical
    Abc
    Marco Antonio

  4. Pingback: Degustação de queijos panorâmica | oquedoqueijo

  5. Pingback: Figos grelhados com mel e queijo cottage | oquedoqueijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s