Por Renata Curzi
Os melhores parceiros para os queijos azuis são alimentos adocicados: peras, maçãs, mel, aipo, vinho do porto… e por que não abóbora?! É uma harmonização por contraste em que o sabor picante e salgado do queijo é equilibrado pela doçura desse legume. O creme de abóbora com gorgonzola é uma delícia, ótimo para aquecer as noites de inverno. A receita é muito fácil, o segredo é o tipo de gorgonzola que utilizaremos.
O melhor resultado é quando escolhemos um queijo gorgonzola jovem, que demora mais para dissolver-se no caldo quente. Assim o creme aveludado ganha mais uma textura: a maciez lânguida e granulosa do queijo semi-derretido.
O queijo azul mais velho se liquefaz mais facilmente devido a vários fatores, entre eles a ação das enzimas do mofo sobre as proteínas. Quando entra em contato com o calor, o gorgonzola mais maturado logo desaparece, se incorpora à sopa. Tudo fica meio que a mesma coisa.
Pois é, nada é tão simples quando o assunto é queijo.
Como identificar um gorgonzola jovem
Nessa receita usei um exemplar com 40 dias de maturação. O gorgonzola é considerado jovem com até 50-60 dias. Se o queijo vem embalado de fábrica é simples identificar sua idade, basta contar os dias desde a data de fabricação impressa e adicionar mais 25, como já explicamos aqui.
Porém, muitas vezes, compramos o queijo cortado e embalado pelo próprio supermercado. Nesse caso a data que aparece na etiqueta é a data do corte e não a da fabricação. Mas há outras maneiras de avaliar a idade de um gorgonzola:
.Cor: quanto mais jovem, mais clara é a massa do queijo. No gorgonzola mais velho a cor tende para o palha.
. Mofo: no início da maturação a cor do mofo é mais esverdeada, mais forte e se destaca bem na massa esbranquiçada.
.Consistência: o queijo mais novo é mais firme e vai adquirindo cremosidade com o decorrer da maturação.
.Sabor: o queijo jovem tem sabor mais suave, algumas pessoas o preferem assim. Mas se for muito novo o sabor pode estar ainda desbalanceado, tendendo para o amargo ou às vezes “mofado”.
Receita
Creme de abóbora com gorgonzola
Tempo de preparo 40 minutos
4 porções
Ingredientes
.500g de abóbora japonesa em cubos
.500ml de caldo de legumes
.1 cebola média cortada em cubos(150g)
.1 colher de sopa de manteiga
.3 colheres de sopa de creme de leite fresco
.1 colher de chá de sal
.pimenta do reino moída na hora
.150g de queijo gorgonzola jovem em cubos
Modo de fazer
Em uma panela média, aqueça a manteiga e refogue a cebola. Acrescente a água, a pimenta do reino e o sal e deixe cozinhar por mais ou menos 20 minutos até a abóbora ficar macia.
Bata no liquidificador até formar um creme. Volte o creme para a panela e adicione o creme de leite. Aqueça novamente se achar necessário, sem deixar ferver.
Sirva e adicione cubos de gorgonzola sobre o creme.
Isso deve ficar muito bom.
Faço esse creme de abóbora, porém depois de batido, misturo a um refogado de carne de sol, misturo o creme de leite e sirvo com colheradas de requeijão cremoso ou requeijão da roça que fazem aqui na minha região (tipo catupiry) já que moro na fazenda. É perfeito!!!!