Por Carla Reis
Oi pessoal estive meio sumida estes dias, ocupada com algumas tarefas, mas agora estou de volta aos posts!
O bacana do blog é que a minha inspiração vem da possibilidade de ajudar os amantes dos queijos a “se localizarem” neste universo de opções e desta vez não foi diferente.
Cheguei ao supermercado hoje para escolher meu queijo e encontrei uma consumidora com uma caixinha de brie e uma latinha de brie , uma em cada mão , se perguntando qual escolher e ainda mais qual seria o impacto da sua escolha na reunião com suas amigas? Ela era a “cara da dúvida”. Como sou meio intrometida, me propus a ajuda-la e garanto que ela saiu bem feliz com meu help.
Vou transcrever nosso bate-bola de perguntas e respostas:
C – Qual a diferença do brie da “latinha” para o brie que vem nesta caixinha?
CR – A diferença é a forma de fabricação. O brie da latinha é feito por um processo moderno onde o leite é concentrado e o soro retirado antes da coagulação do leite. Esta modificação na tecnologia melhora o rendimento e facilita a padronização do queijo. O tipo de fermento usado também é diferente o que influencia na forma de maturação e no sabor do queijo.
C – Mas o resultado final fica igual ao do brie tradicional : sabor , textura ?
CR – Toda vez que se adapta uma tecnologia, o resultado final também é modificado. O que não quer dizer que o brie da latinha não seja bom : é apenas diferente.
No brie tradicional, a textura vai modificando da crosta para o centro à medida que o tempo passa e a maturação vai acontecendo. Como já falamos aqui dependendo da idade do queijo, podemos perceber claramente o coração do queijo ( aquela parte mais firme e branca que fica no meio da massa).
No brie da latinha este processo acontece de forma homogênea sem formar o coração, a crosta e o meio do queijo maturam proporcionalmente, ou seja a textura é igual na crosta e no meio do queijo independente da idade do produto.
C- Mas porque é embalado na lata?
CR – A lata permite que o queijo passe por um tratamento térmico ( o produto é aquecido dentro da lata ) após embalado que paralisa o seu processo de maturação . Desta forma o queijo pode ser conservado por um tempo mais longo facilitando a comercialização.
O Brie “da latinha” pode chegar até 1 ano de validade , enquanto um brie fabricado no processo tradicional , tem validade máxima de 55 dias.
E qual dos dois é mais gostoso ?
Hum , difícil dizer. Os dois são bem diferentes.
O brie da latinha é estabilizado, ou seja, mantém um sabor mais suave, acidulado, um pouco adocicado por todo o tempo de maturação. Dificilmente forma aquele sabor levemente amoniacal típico do brie maturado. É uma boa opção para aqueles que ainda tem receio deexperimentar queijos com sabor mais forte e pronunciado.
A textura por sua vez é mais elástica , bem macia , mas não é cremosa. A crosta tem pouco mofo e a casca aveludada é bem fininha quase inexistente.
C- Vale a pena então levar ?
CR – Sempre acho que vale a pena. É uma oportunidade de apreciar outra forma de brie, de combinar a suavidade do queijo com acompanhamentos de sabor mais pronunciado equilibrando o prato.
Sem falar que fica bem leve se combinado com saladas ou quando servido acompanhando uma sobremesa.
C – Estou convencida , vou levar !
CR – Espero que goste da escolha. Tenho certeza que será um sucesso!
E assim terminei minha compra , escolhendo o brie da latinha para fazer este post e para colaborar com nossos seguidores que ainda não sabem “qual é” a deste brie da lata!
Ela prometeu me escrever para contar o que as amigas acharam da escolha.
Já estou curiosa!
olá Carla,que bom voltou na escrever.já experimentei os dois tipos e acho q vai mesmo da harmonizacao com os outros acompanhamentos servidos .O da lata tem um sabor mais leve .
Acho que também vou experimentar. Carla, não gosto muito do Brie, mas este da lata vou experimentar tb para ver o quanto é mais suave. Obrigado pelas dicas. Abração.
Oi Marco , depois nos conte o que achou.
Bom saber a opinião dos nossos amigos queijeiros.
Abraço
Qual a diferença do queijo brie e camembert?
Olá Graziela,
Muito interessante a sua pergunta. Merece um post para explicar com todos os detalhes.
Posso adiantar que a forma do queijo interfere na maturação.
O Brie é uma forma grande, o mofo demora uma pouco mais para “agir” em seu centro.
Já o camembert é pequeno, atinge o ponto de maturação mais rapidamente.
No Brasil a tecnologia usada para os 2 queijos é bem parecida, mas na França há bastante diferenças,
principalmente em relação à fermentação.
Espero tê-la ajudado,
Abc,
Renata