Queijos perfeitos para os dias de calor

Servir queijos é uma maneira prática e sofisticada de receber. Eles funcionam bem como entrada ou como petisco. É só escolher 2 ou 3 tipos de diferentes categorias, juntar frutas secas e frescas, castanha do pará, pistache, salame ou presunto cru e um tipo de pão. Pronto! Seus amigos já podem chegar.

Como tudo na vida há algumas regras que elevam o potencial de sabor dos queijos: eles devem ser servidos sempre à temperatura ambiente, devem ser retirados do refrigerador e de suas embalagens com pelo menos meia hora de antecedência. Para cada queijo usar uma faca, de preferência de corte liso. Nada muito complicado.

Mussarela de búfala, Mini Brie e Grana: uma tábua de queijos perfeita para os dias mais quentes.

Mussarela de búfala, Mini Brie e Grana: uma tábua de queijos perfeita para os dias mais quentes.

Apesar de muitos ainda associarem esse consumo ao inverno, existem queijos perfeitos para serem consumidos nas estacões mais quentes do ano. A digestibilidade e a leveza dos queijos está muito relacionada com o tipo de leite utilizado, o teor de gorduras, lactose e com a presença de algumas proteínas. 

Queijos de Cabra

De sabor fresco e alta digestibilidade, o queijo de cabra é o companheiro perfeito para os dias de verão. Apesar de muitas pessoas ainda não estarem acostumadas a seu sabor típico, motivos para experimentá-lo não faltam: possui moléculas de gordura menores, é naturalmente homogeneizado, tem menor teor de lactose e de proteínas alergênicas que as variedades de vaca e é mais rico em vitaminas e sais minerais.

Para começar tente o delicado gouda de queijo de cabra (Cablanca). Boursin, feta e mi-chévre são outras opções suaves.

Harmonize com vinho Sauvignon Blanc ou com as cervejas IPA e Pale Ale. Experimente acompanhar com tomates, azeitonas, figos maduros ou secos e pistache.

Foto Olivier Schochlin, Revista Vitória Gourmet ,14ª edição

Mi-Chévre, Brie e Parmesão. Foto Olivier Schochlin, Revista Vitória Gourmet ,14ª edição

Queijos de Búfala

Os queijos de búfala se distinguem pela textura macia. Também pudera, o leite dessa espécie tem o dobro do teor de gorgura do leite de vaca. No entanto, são muito recomendados pelos nutricionistas por apresentarem níveis de coleterol muito baixos. Os que encontramos mais facilmente no Brasil são a muçarela e a burrata. As duas opções têm sabor refrescante e lático, muito agradáveis de se consumir nos dias quentes.

Os acompanhamentos clássicos desses queijos são o tomate seco, o manjericão, a rúcula e o azeite. O prosecco, os vinhos riesling ou rosé, e as cervejas de trigo e pilsner são as bebidas mais recomendadas.

Queijos de vaca

Entre os queijos feitos com leite de vaca, os mais úmidos ou ácidos são geralmente as melhores opções para os dias de calor. Experimente servir muçarela, canastra, brie, camembert ou ricota com azeite e ervas.

Uma exceção a essa regra é o parmigiano reggiano e suas variedades: grana padano ou parmesão bem maturado. Eles são mais picantes e duros, mas são feitos com leite de baixo teor de gordura e têm longo período e maturação, o que os tornam leves e fáceis de consumir.

Além disso, é muito fácil de combinar esse tipo de queijo com bebidas refrescantes como champanhe, espumantes, vinhos leves e cervejas. Coquetéis feitos com frutas vermelhas também são ótimos acompanhamentos.

Anúncios

Uma resposta em “Queijos perfeitos para os dias de calor

  1. Pingback: Visita a Murray`s Cheese em Nova York | oquedoqueijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s