Queijoteca

Deixamos aqui sugestões de livros para os querem aprender mais sobre queijos. Selecionamos títulos que vão agradar iniciantes e também os já familiarizados com o assunto.

PicMonkey Collage!

  1. Uma longa e deliciosa viagem. Autor: João Castanho Dias
    Este livro é imperdível. Fala sobre a história do queijo no Brasil e seus principais produtos. Além disso descreve os  queijos com terroir brasileiro que lutam para terem suas características reconhecidas e protegidas pela legislação.
  2. O livro do queijo. Organizador: Juliett Harbutt.
    Este premiado livro traz 750 tipos de queijo. Cada descrição é seguida por notas de degustação e dicas de como apreciá-los.
  3. Queijos Franceses. Autor: Kasuko Masui.
    Traz a descrição de 350 tipos de queijos. O interessante é que os autores os agrupam em categorias e por região, o que torna a leitura mais didática.
  4. 500 Queijos. Autora : Roberta Muir                                                                      Este livro reúne uma coleção dos melhores queijos do mundo classificados por tipos de tecnologia de fabricação e também oferece várias opções de consumo. Tem o formato pocket , então você pode levá-lo para qualquer lugar e apreciar a leitura.
  5. Fromages de Montagne . Autora: Hèlene Armand .                                          Para os que apreciam o idioma francês , este livro retrata de forma bem didática e com um texto quase “poético” a história dos queijos fabricados nas montanhas francesas e destaca a importância do clima e das pastagens no sabor do queijo. É uma leitura fascinante.
  6. A arte e a ciência do Queijo . Autor: Múcio Furtado                                        Aqui, encontramos em detalhes as tecnologias dos queijos em geral e de todas as etapas de fabricação do produto de forma bem didática. É um texto bem complexo , recomendado para aqueles que já tem experiência em fabricação e/ou pesquisam e estudam o tema com maior profundidade.
  7. Trattato di Tecnologia Casearia. Autor: Salvadori Del Prato Ottavio                       O livro, em italiano, tem 1070 páginas com dados e fotos. Os temas abordados são úteis para os que trabalham com a fabricação de queijos. Indicação do nosso amigo queijeiro Cristovam Curty Jr.
  8. www.cursodequeijo.com.br                                                                                  Uma opção para os interessados em cursos presenciais de curta duração.
Anúncios

15 respostas em “Queijoteca

    • Que legal o seu interesse Priscila.
      A maioria desses livros você encontra na internet.
      Qual o seu interesse maior: tecnologia de fabricação ou conhecimento geral sobre queijos?
      É que nós colocamos só algumas referências básicas, existem muitos outros que podemos indicar, ok?
      Obrigada pelo contato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s